A LINHA TEÓRICA
  Trata-se de uma escola de orientação sócio-interacionista, com atendimento da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, baseando seu trabalho pedagógico nos fundamentos teóricos de Vygotsky, Piaget, da Psicologia Cognitiva, além das proposições de Freinet e dos instigantes questionamentos de Paulo Freire.
  Nesta concepção de educação, o aluno é considerado como sujeito do próprio conhecimento, que é (re)construído na relação dialógica entre suas experiências com o mundo físico, sua interação com colegas e professores e com os conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo de sua história. O sujeito do conhecimento e o próprio conhecimento são compreendidos como incompletos e em constante modificação.
A proposta pedagógica busca romper com a disciplinarização ao trabalhar com a Pedagogia dos Projetos. Nesta proposta a pesquisa e a autoria estão presentes no trabalho cotidiano, as crianças têm problemas concretos para resolver e buscam as informações provenientes das diferentes áreas do conhecimento a partir das suas necessidades cabendo à escola criar o contexto e as condições necessárias para que, a partir daí, o aprendizado se dê da forma mais ampla  e efetiva.
 

A SISTEMÁTICA DO TRABALHO
ALGUNS ASPECTOS SÃO ESSENCIAIS EM NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA:

  • Aproveitamento integral do tempo (horário das aulas cuidadosamente organizado no início do período letivo, levando em conta as características das crianças e as necessidades inerentes à cada área de conhecimento).
  • Ênfase à oralidade e às discussões.
  • Ênfase na leitura e a produção de textos em todas as áreas de conhecimento.
  • Reflexão em lugar da memorização pura e simples.
  • Ênfase ao trabalho em grupos.
  • Acompanhamento cotidiano do desempenho de todos os alunos.
  • A problematização como ponto de partida
  • Pesquisa.


OS CONTEÚDOS ESTUDADOS
A referência curricular da escola é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), documento do Ministério da Educação e Cultura que trata do processo educacional na Educação Infantil.
            As Áreas de Conhecimento são:
•    Área das Linguagens:      Linguagem Oral e Escrita
                                                    Matemática
                                                    Artes (Visuais, Música e Cênica)
 
•    Área do Conhecimento do Meio – temas sobre a Natureza e a Sociedade
•    Área da Identidade e Autonomia – Jogo e movimento
•    Atividades Recreativas:        Jogos dirigidos com Profª de Ed. Física (Grupos 3, 4 e HI)
                                                        Jogos e Brincadeiras no dia a dia com profª da turma
                                                   

Atividades do Horário Integral:
•    Jogos e Brincadeiras, Atividades Recreativas, Oficina de Literatura e Jogo Teatral, Oficina de Artes, Oficina de Alimentação, Roda de História, Tempo de Brinquedos de casa.